Noticia

BCI oferece livros à Universidade Técnica Diogo Guilande

BCI oferece livros à Universidade Técnica Diogo Guilande
BCI oferece livros à Universidade Técnica Diogo Guilande

O Reitor da Universidade Técnica Diogo Guilande (UTDG), Brazão Mazula, recebeu na quarta-feira (15), um lote de livros, oferecidos pelo BCI, que passam a apetrechar a biblioteca daquela instituição do ensino superior.

As obras foram todas editadas em Moçambique, com o apoio do Banco, abrangendo áreas como educação, história, gestão, estatística, direito, economia e finanças, ciências políticas e sociais, linguística, ciências biológicas, entre outras.

Falando na cerimónia de entrega, realizada nas instalações da UTDG, Brazão Mazula sublinhou o simbolismo do gesto, que considerou histórico, pelo facto de “o BCI abrir esta parceria dinâmica entre as duas instituições, a qual vai ser registada nos nossos anais. Isto é história” – disse, salientado a importância do material doado, para o ensino e a pesquisa.

Já o Director Regional do BCI, Ângelo Mazive, referiu que o programa do Banco de apoio ao livro “desde a esfera científica até à criação literária, tornou-se uma forma de estar do BCI, em prol do desenvolvimento das artes e da ciência. Neste âmbito, quero recordar o projecto das Mediatecas, e todo um conjunto de obras literárias e de carácter científico que o BCI tem apoiado, que constituem relevantes ferramentas de auxílio para estudantes, professores, investigadores e amantes da literatura”. Reconheceu, num outro desenvolvimento, os desafios lançados ao ensino superior, que exigem “uma mobilização conjugada de esforços, por parte dos principais actores da sociedade moçambicana. Daí a nossa contribuição e o nosso envolvimento como Banco particularmente focado nas causas mais relevantes do desenvolvimento económico e social sustentado de Moçambique e dos moçambicanos”.

Baseado na província de Maputo, a UTDEG ministra cursos como Contabilidade e Auditoria, Direito, Gestão de Empresas e Informática, e surge com o propósito de contribuir na expansão do ensino superior em Moçambique, com enfoque, entre outros, para o processo de ensino e aprendizagem e na inovação científica.

Leave a Response