Biografia

Biografia de Chico Science

Biografia de Chico Science
Biografia de Chico Science

Cantor e compositor pernambucano (Francisco de Assis França, seu nome verdadeiro), nasceu a 13 de março de 1966 e morreu, em conseqüência de um desastre de automóvel, em Olinda, no dia 02 de fevereiro de 1997.

Foi o idealizados do movimento que criou a manguebeat (batida do mangue) , uma mistura de música pop internacional com ritmos regionais nordestinos como o maracatu e outros.

Deixou dois discos gravados: “Da Lama ao Caos”, que foi lançado juntamente com o manifesto “Caranguejos com Cérebro” , definindo as bases do Movimento Mangue; e “Afrociberdélia”.

Chico Science dizia que o propósito do movimento criado por ele e pela Banda Nação Zumbi era “resgatar os ritmos negros do Nordeste com uma visão mundial”.

O compositor Gilberto Gil considerava Chico Science (juntamente com o grupo baiano Olodum e o compositor Carlinhos Brown) “o que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos”.

Com a Banda Nação Zumbi foi eleito pela Associação de Críticos Musicais de São Paulo o melhor grupo musical brasileiro de 1996.

Leave a Response